Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/03/2006 - 22h50

Ciclone deixa 3 feridos e causa estragos na costa nordeste da Austrália

Publicidade

da Folha Online

O ciclone tropical Larry, de categoria cinco (a máxima na escala Saffir-Simpson), com ventos de até 290 Km/h, destelhou casas, arrancou árvores e deixou ao menos três feridos hoje na costa nordeste da Austrália.

Ciclone é o nome genérico para ventos circulares, como tufão, furacão, tornado e willy-willy. Ele se caracteriza por uma tempestade violenta que ocorre em regiões tropicais ou subtropicais, produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação.

Os meteorologistas afirmam que se trata de um dos maiores ciclones já registrados no país. Ele passou pela região de Innisfail, ao sul de Cairns, e forçou centenas de turistas e moradores a fugir.

A previsão é de ventos ainda mais fortes nas próximas horas.

As autoridades realizaram desde ontem retiradas obrigatórias de pessoas, embora 20 mil pessoas tenham permanecido e ficado desabrigadas.

O líder do governo do Estado de Queensland, Peter Beattie, anunciou que os serviços de emergência estão em contato com o Exército e começarão a chegar à zona assim que o ciclone tiver passado completamente.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Veja como se forma um furacão
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página