Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2006 - 07h55

Jordânia fecha fronteiras após fuga de palestinos do Iraque

Publicidade

da Efe, em Amã

A Jordânia fechou suas fronteiras nesta terça-feira após o fluxo de dezenas de palestinos que abandonaram o Iraque devido à insegurança no país, informaram fontes oficiais jordanianas citadas pela imprensa local.

Ao menos 88 palestinos com passaportes iraquianos se encontram há vários dias na fronteira entre o Iraque e a Jordânia, "sem água, comida ou abrigo", diz a imprensa jordaniana.

As autoridades não permitiram a entrada dos palestinos em seu território ou no campo de refugiados de Rueished.

No acampamento --estabelecido no território jordaniano após o início da invasão do Iraque, em 20 de março de 2003-- vivem atualmente cerca de 150 pessoas, a maioria palestinos e curdos iranianos.

Transferência

Nos últimos dois anos, vários refugiados de Rueished foram transferidos a países ocidentais com a ajuda do alto comissariado para os refugiados da ONU (UNHCR).

Entre os novos refugiados, "há muitos que não têm passaportes vigentes, e a fronteira foi fechada para permitir que entrem na Jordânia de forma legal", disse o responsável do Departamento de Segurança Pública, Bashir Daaja.

Fontes palestinas no Iraque asseguram que palestinos sunitas foram alvo de ataques de xiitas após o atentado do último dia 22 de fevereiro contra um santuário xiita na cidade de Samarra, ao norte de Bagdá.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre a Jordânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página