Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/03/2006 - 12h46

Bush rejeita existência de guerra civil no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O presidente americano, George W. Bush, voltou a rejeitar nesta terça-feira durante coletiva de imprensa na Casa Branca as declarações de que uma guerra civil esteja em curso no Iraque.

As declarações de Bush são uma resposta às afirmações do ex-premiê iraquiano, Iyad Allawi, que afirmou nesta segunda-feira que o país está imerso 'desgraçadamente em uma guerra civil.'

Bush reconheceu que "há violência" no país e que "mais combates estão por vir", mas negou a existência de um conflito civil. "Em meu ponto de vista, os iraquianos decidiram não entrar em uma guerra civil."

A segunda grande coletiva de imprensa deste ano marca uma nova tentativa de Bush de diminuir as críticas à sua atuação no Iraque. "Os terroristas não desistiram. Eles são teimosos. Eles gostam de matar", afirmou Bush.

Segundo Bush, sua administração tentou evitar a guerra contra o Iraque desde o início de seu mandato. "Eu não queria a guerra. Assumir que eu queria a guerra é errado (...)", disse Bush a um jornalista. "Isso não é verdade."

O presidente dos EUA afirmou ainda estar "confiante" na vitória no Iraque. "Estou otimista de que teremos sucesso. Se eu não estivesse, retiraria as tropas [americanas]", disse.

Bush disse ainda que aceitaria conversar com o Irã sobre o Iraque para deixar claro que as tentativas iranianas de "acirrar a violência sectária ou fornecer ajuda à insurgência é inaceitável para os Estados Unidos."

Mais de 2.300 soldados americanos morreram durante os três anos de conflito no Iraque. Pesquisas recentes apontam que a popularidade de Bush entre os americanos caiu para apenas 36% --número mais baixo de seu mandato.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Três anos depois, rebeldes ainda minam intenção dos EUA
  • Guerra civil no Iraque pode já estar instalada, diz especialista

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página