Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2006 - 09h04

Rice exige que Israel e ANP resolvam disputas sobre fronteira

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, exigiu que o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e a ministra israelense de Assuntos Exteriores, Tzipi Livni, garantam a abertura das passagens fronteiriças entre Gaza e Israel, a fim de impedir uma crise humanitária, informaram neste sábado meios de comunicação israelenses.

Rice conversou por telefone com Abbas, com Livni, e também com o responsável israelense da Defesa, três dias antes das eleições em Israel.

As conversas foram centradas sobre a situação dos postos fronteiriços de Kerem Shalom e Karni, entre Israel e a faixa de Gaza, que provocaram discussões entre as partes nos últimos meses.

Segundo a rádio pública israelense, Livni disse a Rice que Israel "não economiza esforços" para diferenciar a população civil palestina do governo do Hamas, e para "permitir o transporte de ajuda humanitária e de produtos básicos aos territórios da ANP".

Plano

Abbas assegurou que continuará sendo o responsável pelas passagens fronteiriças e explicou seu plano de criar uma equipe especializada em supervisionar a segurança e os aspectos sociais nos postos fronteiriços.

Segundo ele, o Hamas não será autorizado a assumir o controle da tarefa. De acordo com pessoas ligadas ao presidente da ANP, a medida tem por objetivo "não dar a Israel novas desculpas para que o país continue fechando os cruzamentos assim que achar conveniente".

O deputado palestino pelo Fatah em Jericó, Saeb Ereka, afirmou que Abbas criará uma nova agência presidencial para controlar a situação na fronteira com Israel, e que ele próprio será o chefe do órgão.

Segundo ele, a agência terá como missão tratar com Israel as disputas em torno da abertura ou fechamento das passagens fronteiriças.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Condoleezza Rice
  • Leia o que já foi publicado sobre o Hamas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página