Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2006 - 15h46

Boca-de-urna aponta vitória da oposição em eleições na Ucrânia

Publicidade

da Efe, em Moscou

A pesquisa de boca-de-urna efetuada pela agência Interfax-Ucrânia aponta como vencedor das eleições legislativas ucranianas o Partido das Regiões (PR, opositor), embora a legenda não deva obter a maioria necessária para poder formar o governo.

De acordo com a enquete, divulgada em Moscou e realizada nas seções eleitorais de todas as capitais regionais ucranianas, o PR obteve 34,3% dos votos.

Em seguida, encontra-se o Nossa Ucrânia, do presidente Viktor Yushchenko, e o Bloco de Yulia Timoshenko, sua principal aliada durante a Revolução Laranja, e que depois liderou seu primeiro gabinete até ser destituída em meio a denúncias de corrupção.

As duas forças estão empatadas, cada uma com o apoio de 21,1% dos entrevistados.

Partidos

O Partido Socialista da Ucrânia se situa no quarto lugar, com 6,5%. Já 3,7% dos entrevistados disse ter votado pelo partido "Oposição Popular".

As demais forças, de acordo com a pesquisa, não superam por enquanto a barreira de 3% dos votos que dá acesso à Rada Suprema, o Parlamento unicameral da Ucrânia.

Analistas indicam, no entanto, que a votação nas zonas rurais pode modificar a correlação a favor da Nossa Ucrânia, do Partido Socialista, do Partido Comunista e do Bloco Popular de Volodymyr Lytvyn, atual presidente do Legislativo.

A enquete dá ao Partida Comunista 2,6% dos votos, ao bloco opositor Ne tak" [Assim não] 2,2%, e ao Bloco Popular 1,6%.

Para poder formar g governo, é preciso obter o apoio de mais de 50% dos deputados da Rada.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Ucrânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página