Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2006 - 05h59

Pesquisas apontam vitória de Olmert em eleições de Israel

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

Todas as pesquisas eleitorais divulgadas hoje, na véspera da eleição em Israel, apontam uma vitória tranqüila do primeiro-ministro interino, Ehud Olmert, à frente do Partido Kadima (Adiante).

Os resultados dão entre 34 e 36 das 120 cadeiras do Parlamento ao Kadima, o partido fundado pelo primeiro-ministro Ariel Sharon em novembro, antes de adoecer em janeiro e ficar em coma até o momento.

Em seguida, vem o Partido Trabalhista, do ex-sindicalista Amir Peretz, ao qual as pesquisas prevêem entre 17 e 21 cadeiras, e o Likud do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que pode obter entre 13 e 14 cadeiras.

Nas últimas eleições de 2003, o Likud, presidido por Sharon, ganhou 38 cadeiras.

O prognóstico sobre a vitória do Kadima se manteve de forma constante desde que começaram a ser difundidas as pesquisas.

O resultado mais surpreendente às vésperas das eleições, é que 22% do eleitorado ainda não decidiu em quem votará e, portanto, a última batalha dos partidos é ganhar estes eleitores.

No total, 31 partidos competirão pelas 120 cadeiras do Parlamento e o voto de mais de cinco milhões de israelenses de diversas comunidades, e árabes das coletividades muçulmana e cristã, entre outras minorias.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições em Israel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página