Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 07h53

Greve causa cancelamento de um terço dos vôos na França

Publicidade

da Efe, em Paris

Um terço dos vôos foram cancelados nesta segunda-feira na França devido à greve contra a polêmica lei do primeiro emprego, afetando principalmente as conexões com saída ou chegada nos aeroportos de Paris.

Uma porta-voz da direção geral da Aviação Civil afirmou que os cancelamentos atingem, sobretudo, os vôos domésticos, e que os maiores problemas se concentram nos aeroportos Charles de Gaulle e de Orly, nas proximidades da capital.

O porta-voz não informou quais companhias enfrentam maiores problemas com a greve, e assinalou que, no final do dia, forneceria dados mais precisos sobre o impacto do protesto.

Em Orly, uma greve dos bombeiros levou ao fechamento de uma das duas pistas do aeroporto, e os atrasos vôos chegam a até 45 minutos, assinalou.

No Charles de Gaulle, os atrasos são um pouco menores, no máximo de 30 minutos, segundo as informações da Direção de Aviação Civil.

Atrasos

Uma porta-voz da Administração dos Aeroportos de Paris afirmou que, nas duas plataformas aeroportuárias da capital, havia "poucos distúrbios", já que os passageiros já tinham sido avisados sobre a greve.

Fora da capital, a direção de Aviação Civil informou que estavam fechados os aeroportos de Pau e Tarbes, e que em Marselha os atrasos dos vôos eram de 30 a 45 minutos. No restante dos aeroportos, salvo em Montpellier, a situação era "quase normal".

Os sindicatos franceses convocaram a greve para exigir a retirada do Contrato de Primeiro Emprego (CPE) dirigido aos jovens menores de 26 anos, que estabelece um período de estágio de dois anos nos quais a empresa pode demitir os jovens sem justificativa.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o projeto CPE
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos na França
  • Leia o que já foi publicado sobre leis trabalhistas
  • Leia o que já foi publicado sobre Dominique de Villepin
  • Enquete: Os protestos na França podem fugir ao controle do governo?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página