Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2006 - 16h10

Veja os principais protestos ocorridos na França em 20 anos

Publicidade

da Folha Online

A jornada de manifestações desta terça-feira na França contra a implantação do Contrato do Primeiro Emprego (CPE) figura entre os maiores protestos dos últimos 20 anos no país, tendo reunido mais de 1 milhão de pessoas, segundo a polícia.

Segue abaixo a relação dos principais protestos ocorridos em Paris e na França:

28 de março de 2006: entre 1 milhão de pessoas (segundo a polícia) e três milhões de pessoas (segundo os sindicatos) foram às ruas da França protestar contra o CPE.

13 de maio de 2003: entre 1 milhão (segundo a polícia) e dois milhões de pessoas (segundo os sindicatos) promoveram manifestações na França contra um plano de reforma do sistema de aposentadoria elaborado pelo então primeiro-ministro Jean-Pierre Raffarin.

1º de maio de 2002: 1,3 milhão de pessoas (de acordo com os organizadores) promoveram uma grande manifestação no país contra a extrema direita, depois que o ultradireitista Jean-Marie Le Pen conseguiu chegar ao segundo turno das eleições presidenciais, que o candidato disputou com o atual presidente Jacques Chirac.

12 de dezembro de 1995: entre 1 milhão (de acordo com a polícia) e 2,2 milhões de pessoas (de acordo com os sindicatos) se manifestaram contra uma reforma do sistema de financiamento da previdência social apresentado pelo então primeiro-ministro Alain Juppe.

16 de janeiro de 1994: defensores do laicismo reuniram entre 1 milhão (de acordo com os organizadores) e 260 mil pessoas (de acordo com a polícia) nas ruas de Paris, em protesto à revisão de uma lei sobre o financiamento do ensino privado.

4 de dezembro de 1986: entre 1 milhão (segundo os organizadores) e 200 mil de estudantes (segundo a polícia) se mobilizaram na França contra um projeto de reforma universitária.

24 de junho de 1984: mais de 1,5 milhão de pessoas, segundo os organizadores, protestaram em Paris pela defesa do ensino privado e contra um projeto de lei socialista sobre a educação laica. O Ministério do Interior da França contabilizou na época a presença de 850 mil pessoas no movimento.

Com France Presse

Leia mais
  • Protestos contra lei trabalhista na França reúne mais de 1 milhão

    Especial
  • Veja galeria de fotos dos protestos na França
  • Leia o que já foi publicado sobre o projeto CPE
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos na França
  • Enquete: Os protestos na França podem fugir ao controle do governo?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página