Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/04/2006 - 14h23

Shimon Peres pedirá apoio a Bento 16 contra o Hamas

Publicidade

da France Presse, em Jerusalém

O ex-primeiro-ministro israelense Shimon Peres se reunirá na quinta-feira (6) com o papa Bento 16 na busca por apoio ao boicote que Israel, e outros países ocidentais, tentam impor ao governo palestino comandado pelo Hamas, informou neste sábado a rádio militar israelense.

Peres é um dos principais representantes do Kadima, partido de centro-direita fundado pelo primeiro ministro de Israel, Ariel Sharon, e do qual faz parte também o primeiro-ministro interino, Ehud Olmert.

Israel exige que o novo governo palestino, liderado pelo movimento radical islâmico Hamas, renuncie à violência, reconheça a existência do Estado de Israel e os acordos firmados antes.

O Quarteto para o Oriente Médio (União Européia, Estados Unidos, Rússia e ONU) deve se reunir neste domingo (2) em Amã (capital da Jordânia) para discutir a ajuda internacional aos palestinos.

Os EUA suspenderam sua ajuda direta ao governo palestino depois da vitória do grupo radical Hamas nas eleições legislativas de janeiro. Washington considera o Hamas um grupo terrorista.

Os EUA se disseram dispostos a manter a ajuda humanitária, ainda que por intermédio da UNRWA (agência da ONU que provê grande parte dos alimentos para os refugiados palestinos) ou da USAID (Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional), que financia ONGs que operam nestes territórios.

Washington pretende "reavaliar seu programa de ajuda para cercar o Ministério palestino das Relações Exteriores", dirigido por um "radical" do Hamas, Mahmud Zahar, comentou uma fonte do Departamento de Estado que pediu para não ser identificado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bento 16
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições palestinas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página