Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 17h15

Namorada de Fujimori reforça campanha de aliados no Peru

Publicidade

da Efe, em Lima
da Ansa, em Lima

A namorada japonesa do ex-presidente peruano Alberto Fujimori, detido no Chile desde novembro passado, chegou nesta quarta-feira a Lima para reforçar a campanha dos aliados do ex-governante, a quatro dias das eleições gerais no Peru.

A empresária Satomi Kataoka, que visita Lima pela segunda vez em menos de um mês, foi recebida pelo irmão mais novo do ex-governante e atual candidato ao Congresso pelo partido Aliança pelo Futuro, Santiago Fujimori.

Kataoka, 39, deve participar a partir de hoje da campanha da candidata à Presidência da Aliança pelo Futuro, Martha Chávez, herdeira política de Fujimori e uma das principais mulheres do regime do ex-governante de origem japonesa (1990-2000).

Kenji Fujimori, o filho mais novo do ex-presidente, disse que a presença de Kataoka é um estímulo para os "fujimoristas".

Apesar de a Aliança estar em quarto lugar nas pesquisas eleitorais para a Presidência, Kenji disse à emissora Rádio Programas del Perú que os "fujimoristas" sairão "vitoriosos" das eleições de 9 de abril.

O filho de Fujimori informou que, na semana passada, visitou seu pai em Santiago, onde está detido à espera que a Justiça chilena decida sobre uma solicitação de extradição apresentada pelas autoridades peruanas por crimes de corrupção e contra a humanidade.

Segundo Kenji, Fujimori está satisfeito com o êxito de sua primogênita Keiko Sofía, que concorre a uma vaga para o Congresso pela Aliança pelo Futuro e que pode ser a candidata mais votada para o Congresso segundo pesquisas.

Casamento

Santiago Fujimori afirmou a um jornal peruano que seu irmão Alberto Fujimori e Satomi Kataoka se casaram no civil.

"A última informação que tenho é que já estavam prontos todos os documentos do casamento civil, mas acredito que neste momento já se casaram", disse Santiago Fujimori, assessor do ex-presidente e candidato ao Congresso nas eleições gerais de domingo (9), entrevistado pelo jornal "La Razón".

"Atualmente, Satomi está no Chile. Até semana passada, todas as providências para o casamento já haviam sido tomadas, e imediatamente o matrimônio se consumou. Tudo é rápido quando se casa de acordo com as leis japonesas", afirmou.

As declarações foram feitas por Santiago Fujimori antes que Satomi voltasse a Lima pela segunda vez, na madrugada de hoje.

"Alberto tem o direito de reconstruir sua vida, acredito que Satomi é uma mulher de uma fortaleza enorme, de muito caráter e será uma boa companheira para Alberto", declarou o candidato ao Congresso e integrante do Aliança pelo Futuro.

Fujimori, 67, está preso na sede da Escola de Gendarmería de Santiago desde o dia 7 de novembro e enfrenta um pedido de extradição de Lima por violações aos direitos humanos e corrupção.

A empresária japonesa permanece em um luxuoso hotel de Lima, em Miraflores. Kataoka foi recebida no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, por Santiago Fujimori.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Alberto Fujimori
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página