Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2006 - 11h28

Corrupção ameaça democracia no Peru, dizem EUA

Publicidade

da Ansa, em Washington

O Departamento de Estado norte-americano denunciou nesta quinta-feira, em seu relatório sobre as atividades a favor da promoção da democracia no mundo, que a corrupção é a maior ameaça ao Peru.

"O sistema judicial é um dos exemplos mais claros da ineficácia e corrupção existentes no Peru", afirma o documento. O relatório se baseia nas ações de 2005, quando os EUA ajudaram a aumentar o número de juizes permanentes no país latino-americano.

O texto cita também que Washington estimulou as trocas em programas do sistema de educação pública para promover uma cultura de respeito à lei e o combate ao desvio de verbas públicas.

"O Peru continua sua transição para a democracia", afirma o texto, ao mesmo tempo destaca que o tema é uma prioridade para a administração do presidente Alejandro Toledo.

"O governo continuou reformando instituições importantes como o sistema judicial, a polícia e as Forças Armadas, mas ainda há grandes desafios", acrescenta Washington.

"Transparência

Segundo o documento, o governo dos Estados Unidos trabalhou com organizações da sociedade civil peruana com a intenção de aumentar a transparência no processo parlamentar do Congresso peruano.

Para o Departamento de Estado, as penitenciárias do Peru continuam em péssimas condições e "o excesso de força contribuem para o crescente problema dos direitos humanos".

O documento destacou também os problemas de abuso contra mulheres doentes, indígenas e minorias raciais.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre corrupção
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página