Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2006 - 15h36

Flores volta a liderar eleições presidenciais no Peru

Publicidade

da Ansa, em Lima
da Folha Online

A conservadora Lourdes Flores recuperou a liderança nas pesquisas presidenciais para as eleições gerais deste domingo, no Peru, e deixou para trás o nacionalista Ollanta Humala, que agora está em segundo, e o ex-presidente Alan García que manteve a terceira colocação em relação à ultima pesquisa.

De acordo com o instituto de pesquisas Compañia Peruana de Investigacion de Mercados, Flores aparece com 27,6%, seguida de perto por Humala, 25,9%, e García, 24,9%.

O país vive um empate técnico para o primeiro lugar entre os três primeiros colocados, já que o instituto trabalha com uma possível margem de erro de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Vale ressaltar que, no Peru, a lei eleitoral não permite publicar pesquisas de intenção de voto na véspera das eleições.

Nas eleições gerais, os peruanos vão escolher um novo presidente, dois vice-presidentes, 120 parlamentares e 15 representantes no Parlamento Andino.

No total, 23 partidos políticos estão inscritos para as eleições, dos quais 20 têm candidatos à Presidência --os três favoritos [Humala, Flores e García] concentram 80% dos votos.

As vagas no Parlamento serão disputadas por 2.500 candidatos.

Do total de eleitores, cerca de 16 milhões, mais de 30% se concentram na capital Lima. De acordo com a lei local, todos os peruanos com idades entre 18 e 70 anos são obrigados a votar. Caso contrário, são obrigados a pagar multa de 136 sóis (US$ 40,5).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página