Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2006 - 12h20

Sobe para 90 saldo de mortos em ataque contra mesquita em Bagdá

Publicidade

da France Presse, em Bagdá
da Folha Online

O triplo atentado suicida contra uma mesquita de Bagdá realizado na última sexta-feira (7) deixou 90 mortos e 175 feridos, tornando-se o mais sangrento desde o começo do ano no Iraque, segundo o balanço mais recente, divulgado neste domingo por um porta-voz do Ministério da Saúde.

O atentado foi realizado por três homens-bomba, um deles vestido de mulher, no fim da oração semanal na mesquita de Buratha, em Utaifyia, norte da capital iraquiana. O templo, administrado pelo Conselho Supremo para a Revolução Islâmica no Iraque --principal partido xiita do país-- sofreu sérios danos.

A explosão aconteceu no momento em que fiéis deixavam o local, após as orações das sextas-feiras [dia sagrado para os muçulmanos].

Ao final das preces, por volta das 15h (8h de Brasília), os suicidas detonaram os explosivos que carregavam presos ao corpo com cintos. Ao menos um deles estava no interior da mesquita e outro estava entre os fiéis que deixavam o templo.

A violência sectária ganhou força no Iraque depois de um atentado contra um dos principais santuários xiitas em Samarra, em 22 de fevereiro.

Desde então, centenas de corpos foram encontrados nas ruas de Bagdá com marcas de tiros, olhos vendados e apresentando sinais de tortura.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques contra mesquitas no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página