Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/04/2006 - 20h11

EUA ameaçam limitar movimentos do embaixador da Venezuela

Publicidade

da France Presse, em Washington

Os Estados Unidos vão limitar a liberdade de movimento do embaixador venezuelano em Washington se ocorrerem novos incidentes como a recente agressão contra o embaixador americano em Caracas, William Brownfield, advertiu nesta segunda-feira Sean McCormack, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

"Se virmos novamente um incidente como o que aconteceu, creio que haverá sérias conseqüências diplomáticas, e o embaixador [venezuelano] pode ter seu direito de circular nos Estados Unidos seriamente restringido", disse McCormack em entrevista à imprensa.

"Garanto que haverá algumas medidas sérias se nosso embaixador voltar a sofrer este tipo de ataque", insistiu McCormack, precisando que o raio de movimento do embaixador de Caracas em Washington, Bernardo Alvarez, se veria limitado a menos de 15 milhas (24 km).

Os diplomatas cubanos em Washington têm sua liberdade de movimento restringida, assim como os cônsules americanos, em Havana. Os dois países não mantém relações diplomáticas desde 1961.

"Esperamos não chegar a esse ponto", disse McCormack. Queremos que a Venezuela cumpra com suas obrigações estabelecidas pela Convenção de Viena para ajudar a proteger nossos diplomatas no país", afirmou.

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, ameaçou no domingo expulsar o embaixador americano William Brownfield, depois de ter afirmado que a agressão que ele sofreu na sexta-feira em um bairro popular de Caracas havia sido resultado de provocação.

Brownfield foi agredido na sexta-feira (7) por um grupo de pessoas que atiraram ovos e frutas contra o carro em que ele estava.

A situação tensa foi criada quando o embaixador chegou ao estádio Andrés Miranda, no bairro de Coche, para fazer uma doação a uma equipe infantil de beisebol. Um suposto funcionário da prefeitura o impediu de entrar no local, alegando que ele não tinha permissão.

Quando o embaixador entrou novamente no carro, foi alvo de ovos e frutas. Os manifestantes gritavam: "Fora, gringo! Fora, golpista! Fora, lixo!", segundo imagens exibidas pelo canal Globovisión.

Leia mais
  • Embaixador dos EUA é agredido por manifestantes na Venezuela
  • Embaixador dos EUA pode ser expulso da Venezuela

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre embaixadores dos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página