Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2006 - 08h55

Parlamento iraquiano convoca reunião para segunda

Publicidade

da Efe, em Bagdá

O presidente interino do Parlamento iraquiano, Adnan Pachachi, convocou hoje uma reunião da Câmara para segunda-feira (17), enquanto segue o desacordo entre os grupos políticos sobre a formação de um novo governo.

Em entrevista coletiva em Bagdá, Pachachi disse que na próxima sessão do Parlamento serão escolhidos o presidente e os dois vice-presidentes do Legislativo, composto por 275 deputados, dos quais 128 são membros da Aliança Unida Iraquiana (AUI, xiita).

Os 275 deputados da Câmara, a primeira não-provisória do Iraque pós-guerra, foram escolhidos em 15 de dezembro para substituir uma Assembléia Nacional de caráter interino --cujo objetivo era redigir uma nova Constituição--, que tem a tarefa de formar um novo gabinete.

A primeira reunião do Parlamento foi realizada em 16 de março, para que os deputados tomassem posse e o presidente interino da Assembléia Nacional provisória, Hajem al Hassani, passasse a Presidência para Pachachi --o deputado mais velho.

Os líderes da AUI --integrada por 17 formações políticas-- discutem hoje uma decisão sobre o candidato para o posto de primeiro-ministro, depois que o atual chefe de governo, Ibrahim al Jaafari, foi rejeitado pelos curdos e sunitas, que constituem a segunda e a terceira forças parlamentares.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre o Parlamento iraquiano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página