Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/04/2006 - 11h50

Berlusconi pede recontagem de votos na Itália

Publicidade

da Folha Online

O premiê italiano, Silvio Berlusconi, contesta a vitória de seu adversário Romano Prodi nas eleições legislativas de domingo (9) na Itália e pediu nesta quarta-feira a recontagem dos votos anulados.

Resultados finais apontam a vitória da coalizão de esquerda União, liderada por Prodi, na Câmara dos Deputados, por 49,8% contra 49,7% de Berlusconi. De acordo com a lei italiana, 55% das cadeiras --ou seja, 340 de um total de 630-- são reservadas ao vencedor.

No entanto, Berlusconi, que liderou a Casa das Liberdades, diz que houve "irregularidades" na apuração e questiona a vitória da esquerda. "Ninguém pode dizer que ganhou", afirmou. Com uma diferença de apenas 25 mil votos, ele pediu a recontagem de 43 mil cédulas eleitorais.

Prodi, por sua vez, diz estar "certo" da vitória de sua coalizão. "Já estamos realizando reuniões", afirmou Prodi em entrevista a uma rádio francesa, de Roma. "Nós discutiremos a formação de novo governo."

Ele também rejeitou a sugestão de Berlusconi pela formação de um governo de coalizão, a exemplo do que aconteceu na Alemanha. "Não há necessidade para a formação de uma grande coalizão, porque temos a maioria no governo", disse.

O Ministério italiano do Interior afirmou que os resultados finais ainda serão confirmados pela Justiça Eleitoral italiana.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como funciona a recontagem de votos na Itália
  • Só recontagem apontará vitória eleitoral na Itália, diz analista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Silvio Berlusconi
  • Leia o que já foi publicado sobre Romano Prodi
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Itália
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página