Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2006 - 00h45

René Préval agradece a Fidel por ajuda ao Haiti

Publicidade

da Efe, em Havana

O presidente cubano, Fidel Castro, conversou hoje em Havana com o vencedor das eleições no Haiti, René Préval, sobre a cooperação entre os dois países.

Numa entrevista ao programa "Mesa-Redonda Informativa" da televisão estatal cubana, Préval reconheceu que o seu país vai enfrentar dificuldades "externas e internas" e que terá que "mobilizar o povo com muita inteligência para enfrentar a situação".

"Nossa esperança é poder estreitar os laços de amizade com os povos do Caribe e da América Latina", acrescentou Préval, que reivindicou mais ajuda internacional e ressaltou a importância das remessas enviadas pelos haitianos que moram no exterior, estimadas em US$ 1 bilhão.

Ele ressaltou a importância da colaboração cubana em matéria de saúde no Haiti. Os médicos cubanos deram mais de 8 milhões de consultas e fizeram cerca de 100 mil operações em seis anos de cooperação. Centenas de jovens haitianos estudam medicina em Cuba.

Préval incentivou a parceria durante seu primeiro mandato (1996-2001).

Esta é a quarta viagem de Préval como presidente eleito do Haiti. Ele venceu as eleições presidenciais de 7 de fevereiro e vai assumir o cargo dia 14 de maio.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre René Préval
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página