Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/04/2006 - 22h24

EUA registram aumento do cultivo de coca na Colômbia

Publicidade

da France Presse, em Washington

O escritório dos EUA de Política de Controle de Drogas informou que o cultivo de coca na Colômbia aumentou 26% no ano passado apesar da estratégia de fumigar as plantações.

O órgão americano revisou sua estimativa de área plantada de 105 mil hectares para 144 mil hectares, com uma produção calculada de 545 toneladas de coca. Anteriormente, o escritório havia registrado uma queda de 114 mil hectares para 105 mil de 2004 para 2005, mas aumentou as zonas observadas para elevar a precisão sobre o volume da plantação.

A organização "Washington Office em Latin America" pôs seriamente em questão os resultados dos últimos anos sobre a erradicação da coca nos países andinos e voltou a criticar a política antidrogras do presidente George W. Bush.

"Para o governo Bush, ter que reconhecer 6 anos e US$ 4 bilhões depois que o cultivo está aumentando é um tremendo golpe", disse John Walsh, analista da organização.

Para Walsh, os números do cultivo de coca revelam a "enorme brecha" que existe entre a retórica e a realidade da campanha de fumigação massiva da Colômbia. "A verdade é que a fumigação não somente fracassa em frear novos cultivos, mas até mesmo promove sua extensão", afirmou.

Para o analista, o "cultivo total da coca nos Andes está nos mesmos níveis dos anos 90, antes do Plano Colômbia".

Em novembro passado, o Congresso dos EUA aprovou recursos de US$ 726,8 milhões em 2006 para o Plano Colômbia, o acordo bilateral de luta contra as drogas e grupos ilegais desenhado durante o governo Bill Clinton (1993-2001).

Leia mais
  • Erramos:EUA registram aumento do cultivo de coca na Colômbia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o cultivo de coca
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página