Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2006 - 16h37

Irã anuncia ajuda de US$ 50 milhões para palestinos

Publicidade

da Associated Press, em Teerã

O Irã anunciou neste domingo que vai dar para a Autoridade Palestina US$ 50 milhões em ajuda financeira. Após a vitória do grupo Hamas nas últimas eleições palestinas, os EUA e a União Européia suspenderam o envio de recursos.

O país tem um histórico de um longo relacionamento com o movimento islâmico Hamas e acredita-se que já forneceu recursos para o grupo no passado --embora o governo iraniano negue e afirma que somente forneceu apoio moral.

"O corte da ajuda financeira do ocidente para a Palestina não deve afetar o povo palestino", disse o ministro do Exterior do Irã, Manouchehr Mottaki, durante o anúncio o pacote de ajuda, em Teerã.

O presidente Mahmoud Ahmadinejad também reforçou o pedido para que outras nações islâmicas forneçam ajuda. "Governos muçulmanos e nações, com apoios significativos, devem ajudar o governo palestino em seu caminho para libertar Jerusalém".

O envio de recursos poderia aumentar a influência do Irã sobre o Hamas no momento em que Teerã está sob pressão do ocidente. Os EUA exigem que o Irão desista de enriquecer urânio em meio a acusações de que o país procura desenvolver armas nucleares. O país rebate e afirma que somente pretende gerar eletricidade a partir de seu programa nuclear.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página