Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2006 - 08h02

Xiitas iraquianos definem hoje novo candidato a primeiro-ministro

Publicidade

da Efe, em Bagdá

Os xiitas da Aliança Unida Iraquiana (AUI) se reunirão nesta sexta-feira para definir um novo candidato para o posto de primeiro-ministro do Iraque, após a renúncia do chefe de governo interino, Ibrahim al Jaafari, indicaram fontes da coalizão.

A AUI, a força majoritária do Parlamento iraquiano com 128 de suas 275 cadeiras, tomou essa decisão após o anúncio feito nesta quinta-feira por Jaafari, que não insistirá em continuar à frente do governo durante outra legislatura, acrescentaram as fontes.

"Decidi responder à voz do meu povo ao renunciar a meu direito de ser nomeado pela Aliança para o cargo de primeiro-- ministro. Meus irmãos da Aliança são agora livres para escolher um novo candidato para o posto", disse Jaafari em um discurso transmitido ontem à noite pela televisão estatal, "Al Iraqia".

A decisão de Jaafari significa um passo significativo para desbloquear a atual crise política que atravessa o país devido à incapacidade dos diversos grupos de formar um governo de união nacional quatro meses depois da realização de eleições gerais.

Em seu discurso, Jaafari não citou as causas que o levaram a tomar essa decisão, embora fontes políticas iraquianas ressaltem que ele enfrentava fortes pressões internas e externas.

O presidente do país, o curdo Jalal Talabani, disse ontem que os cargos de primeiro-ministro, de chefe do Estado e de presidente do Parlamento serão anunciados amanhã, durante a reunião do Parlamento.


Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre Ibrahim Al Jaafari
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página