Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2006 - 15h17

Ataque suicida com carro-bomba mata ao menos seis no Iraque

Publicidade

da Folha Online

Um suicida detonou um veículo lotado de explosivos em um ponto próximo de uma delegacia de polícia ao norte do Iraque nesta sexta-feira, matando ao menos seis pessoas e ferindo outras 11.

O ataque aconteceu às 20h (13h de Brasília) em Tal Afar, 420 quilômetros ao noroeste de Bagdá, segundo a polícia local.

Um soldado americano e dois iraquianos ficaram feridos em uma explosão ocorrida ontem perto de um veículo militar dos EUA, também em Tal Afar.

No mês passado, o presidente americano, George W. Bush, afirmou que a tentativa de estabilizar Tal Afar havia sido "bem-sucedida".

"A estratégia que funcionou tão bem em Tal Afar não foi criada do dia para a noite", afirmou Bush na ocasião, em um discurso em Cleveland. "Levamos tempo para entender a brutalidade do inimigo no Iraque. (...) O exemplo de Tal Afar nos dá confiança em nossa estratégia", afirmou Bush.

Indicação

Políticos xiitas entraram em acordo nesta sexta-feira a respeito da nomeação de Jawad al Maliki como primeiro-ministro, em uma tentativa de resolver o impasse em torno da formação de um governo de coalizão.

Reuters
Jawad al Maliki, indicado a primeiro-ministro no Iraque; ataque suicida matou ao menos seis
Al Maliki é aliado próximo do premiê interino Ibrahim al Jaafari, cuja indicação havia sido recebida com forte rejeição por parte dos líderes políticos sunitas e curdos.

Com o acordo em torno da indicação de Al Maliki, os partidos xiitas, sunitas e curdos também concordaram a respeito dos nomes para outros cargos, que devem ser apresentados ao Parlamento neste sábado.

Jalal Talabani, que é curdo, deve continuar a ocupar o cargo de presidente. O sunita Tareq al Hashemi e o xiita Adil Abdel Madi devem disputar o cargo de vice-presidente.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre Ibrahim Al Jaafari
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página