Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/04/2006 - 19h25

Charles presta homenagem aos 80 anos da rainha Elizabeth 2ª

Publicidade

da Efe, em Londres

O príncipe Charles prestou uma emocionada homenagem à sua "querida mãe", a rainha Elizabeth 2ª, que hoje completa 80 anos, e a quem ele agradeceu por "sua vida de entrega e dedicação" ao país e à família.

"Não há dúvidas de que o mundo no qual minha mãe cresceu e se tornou rainha mudou a ponto de ser difícil de ser reconhecido", disse Charles em mensagem à nação, transmitida em cadeia de rádio e televisão.

Reuters - 14.nov.2002
O Príncipe Charles
"Mas, durante esses anos, ela mostrou firmeza e a força, permanecendo sempre como uma figura de uma calma tranqüilizante", acrescentou Charles, que descreveu a rainha "como um exemplo de serviço, dever e devoção em um mundo de mudanças desconcertantes e momentos de desorientação".

Ao longo de sua vida, Elizabeth 2ª testemunhou os festejos nas ruas pelo final da Segunda Guerra Mundial (1939-45), a Guerra Fria, a chegada do homem à Lua, o sucesso de Elvis Presley, a "beatlemania", o desenvolvimento da internet e os escândalos de sua própria família.

No discurso, gravado na antiga mansão de Birkhall, em terras escocesas que herdou de sua avó, a rainha-mãe, o príncipe se definiu como "um filho orgulhoso e amantíssimo".

"É difícil acreditar que meu avô, o rei George 6º, tinha a mesma idade que eu tenho agora quando morreu e que minha mãe o sucedeu tão jovem, na mesma idade que meus filhos têm agora", acrescentou Charles.

Infância

No discurso, o herdeiro do trono lembrou alguns momentos de sua infância, como o dia anterior à coroação da rainha, quando Elizabeth 2ª desejou boa noite a ele e a sua irmã, a princesa Anne, com a coroa na cabeça "para se acostumar com o peso".

Charles também lembrou das longas viagens de seus pais ao exterior na década de 50 e "as tentativas decididas de falar com eles por telefone quando tudo o que conseguia ouvir era o murmúrio das vozes em uma autêntica tempestade de ruídos e interferências".

O príncipe Charles e sua mulher, Camilla, oferecerão um jantar nesta noite no Palácio de Kew (sudoeste de Londres) em homenagem à rainha, que hoje celebrou seu aniversário com uma multidão reunida diante do Castelo de Windsor, onde recebeu uma enorme quantidade de flores e cartões..

Celebração

Ao meio-dia (8h de Brasília), a soberana saiu do castelo pelo portão Henrique 8º para cumprimentar milhares de súditos que, com bandeiras inglesas e diversas cartazes, reuniram-se em Windsor.

AP
Rainha Elizabeth 2ª recebe presentes durante seu aniversário de 80 anos, em Windsor
Acompanhada por seu marido, o duque de Edimburgo, a rainha ouviu o "Parabéns a você" tocado por uma banda da Guarda Irlandesa em frente ao palácio, sua residência favorita.

Crianças de escolas locais com bandeiras inglesas foram as primeiras a cumprimentar a rainha, que estava vestida com um casaco cor-de-rosa, combinando com um chapéu da mesma cor, e um colar de pérolas.

Em frente ao Registro Civil de Windsor um grupo de estudantes colocou um grande cartaz com a frase "Feliz Aniversário", e outras crianças lhe deram um cartão gigante com o desenho de uma torta de três andares.

Em meio a fortes medidas de segurança, a monarca aceitou os presentes que recebeu dos cidadãos, que a aplaudiram ao longo do caminho.

Parabéns online

A rainha recebeu mais de 20.000 cartões de aniversário pelo correio e 17 mil e-mails, segundo o Palácio de Buckingham, residência oficial da família real britânica.

"Eu gostaria de agradecer a milhares de pessoas deste país e do exterior que me mandaram cartões e mensagens por meus 80 anos. Estou emocionada pelo que vocês escreveram e gostaria de expressar meu agradecimento a todos", disse a rainha, em mensagem divulgada por sua residência oficial.

Além disso, o governo lhe deu, como presente, um jogo de chá da famosa oficina de cerâmica Spode, do condado de Staffordshire, noroeste da Inglaterra, que, aparentemente, custou o equivalente a 1.400 euros.

Um porta-voz do primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, disse nesta sexta-feira que o jogo de chá foi escolhido por ser "algo de que a rainha gostaria".

Especial
  • Veja galeria do aniversário de 80 anos da rainha Elizabeth 2ª
  • Leia o que já foi publicado sobre a rainha Elizabeth 2ª
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página