Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/04/2006 - 15h49

Iraque pode ser "pior desastre" da política dos EUA, diz Albright

Publicidade

da France Presse, em Washington

A invasão do Iraque provavelmente é um dos piores desastres da política externa dos Estados Unidos, disse a ex-secretária de Estado americana, Madeleine Albright, em entrevista publicada neste domingo.

Embora a ex-diplomata americana tenha dito ao jornal "The New York Times" que o líder iraquiano deposto, Saddam Hussein, era "horrível", ela disse que não pensava que o ex-ditador "representasse uma ameaça iminente para os EUA".

20.fev.2002/Folha Online
Madeleine Albright, ex-secretária de Estado dos EUA
"Não se pode empreender uma guerra com todos os que nos desagradam", declarou Albright. "Acho que o Iraque pode acabar sendo um dos piores desastres da política externa americana", acrescentou.

Albright, que ocupou o cargo que agora é de Condoleezza Rice, durante o governo do ex-presidente Bill Clinton (1993-2001), disse que os erros da política externa do presidente George W. Bush fazem com que ela se sinta "doente", ao pensar na situação atual dos EUA em assuntos globais.

"Muitas das coisas pelas quais trabalhamos durante oito anos foram desfeitas, é muito duro", disse, acrescentando que atualmente a democracia tem uma imagem negativa porque é identificada com "imposição e ocupação". "Impor a democracia é uma contradição. O povo tem que elegê-la."

Leia mais
  • Iraque recruta e exporta extremistas, diz rei da Jordânia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Madeleine Albright
  • Leia o que já foi publicado sobre a Guerra do Iraque
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página