Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2006 - 17h01

Crítica de Evo Morales a Alejandro Toledo causa protesto no Peru

Publicidade

da France Presse, em Lima

O Peru protestou nesta segunda-feira contra as declarações do presidente da Bolívia, Evo Morales, que chamou o colega peruano, Alejandro Toledo, de "traidor" por assinar um Tratado de Livre Comércio com os Estados Unidos, informou um comunicado da chancelaria peruana.

"O governo do Peru lamenta profundamente e expressa seu enérgico protesto contra as expressões e o significado das declarações do presidente da Bolívia que, além de carecer de fundamento, são impróprias para um chefe de Estado", disse o documento oficial.

Os Estados Unidos e o Peru assinaram no dia 12 de abril, em Washington, o Tratado de Livre Comércio (TLC), mas o acordo ainda deve ser aprovado pelos Congressos de ambos os países.
O documento foi assinado pelo representante americano de Comércio (USTR), Rob Portman, e o ministro peruano de Comércio Exterior, Alfredo Ferrero, na presença do presidente Toledo, numa cerimônia realizada na sede da OEA (Organização dos Estados Americanos).

"Rezo para que Deus dê sabedoria ao próximo presidente do Peru para que não pare o mundo, construa sobre o que nós fizemos (...) porque os pobres esperaram muito disso", afirmou o presidente peruano.

Portman considerou o acordo "verdadeiramente histórico" porque "melhorará a qualidade de vida do povo peruano e promoverá a paz e a estabilidade na região".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Evo Morales
  • Leia o que já foi publicado sobre Alejandro Toledo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página