Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/04/2006 - 19h50

Marcha entre Auschwitz e Birkenau reúne milhares de jovens judeus

Publicidade

da France Presse, em Oswiecim (Polônia)

Milhares de pessoas vindas do mundo inteiro, a maior parte jovens judeus, participaram nesta terça-feira de uma passeata em direção ao campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, no sul da Polônia, em memória dos seis milhões de judeus massacrados pelos nazistas.

A "Marcha dos Vivos", que começou às 13h30 locais (8h30 em Brasília), levou os participantes a percorrerem três quilômetros entre as antigas construções de tijolo vermelho do primeiro campo de Auschwitz ao campo de Birkenau, onde morreram mais de um milhão de judeus, em sua maioria asfixiados nas câmaras de gás.

Cerca de 5.000 israelenses participaram do ato este ano, informou um funcionário do Ministério da Educação de Israel. Entre eles estava Shimon Peres, 82, Prêmio Nobel da Paz em 1994 e ex-primeiro-ministro de Israel.

O campo de Auschwitz 1, nos arredores da cidade polonesa de Oswiecim, foi criado pelos nazistas em 1940, numa caserna do Exército polonês. Tendo ao alto, na entrada, a inscrição "Arbeit macht frei" (O trabalho liberta), foi destinado aos prisioneiros políticos.

Símbolo da Shoah (Holocausto), o campo de Auschwitz-Birkenau é considerado o lugar central do genocídio judeu cometido pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Holocausto
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página