Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/04/2006 - 18h51

Iraque revela intenção de reduzir número de tropas do EUA no país

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

O Iraque elaborou um projeto, em comum acordo com o governo dos Estados Unidos, que permitirá uma "grande diminuição" do número de militares americanos posicionados no Iraque antes do final de 2006, anunciou nesta quinta-feira o conselheiro iraquiano para a segurança nacional, Muaffak al Rubaie.

"Temos planos para conseguir um acordo entre os governos iraquianos e americano destinado a dar progressivamente mais responsabilidades às forças de segurança iraquianas", declarou Al Rubaie durante um seminário em Bagdá, na presença do secretário americano da Defesa, Donald Rumsfeld, que não fez comentários sobre a afirmação.

"Antes do final do ano haverá uma grande diminuição do número de tropas americanas no Iraque", declarou o conselheiro iraquiano.

Ao menos 132 mil soldados americanos estão posicionados atualmente no Iraque desde a invasão do país, em março de 2003. Desde então, 2.392 deles morreram, segundo uma contagem da France Presse, baseada em cifras do Pentágono.

"Esperamos que, dentro de dois a quatro anos, uma grande parte das tropas da coalizão terá abandonado o país e regressará para casa em segurança", acrescentou Al Rubaie.

Rumsfeld, por sua vez, destacou na quarta-feira, durante visita a Bagdá, que o número de soldados posicionados no Iraque dependerá do novo governo.

"A questão do número de tropas posicionadas no Iraque dependerá da evolução da situação na região e das discussões com o novo governo", declarou o secretário americano depois de se reunir com o general George Casey, comandante da Força Multinacional.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página