Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/04/2006 - 04h32

Bronquite adia a posse do primeiro-ministro do Nepal

Publicidade

da Efe, em Katmandu

A cerimônia de posse do primeiro-ministro nepalês, Girija Prasad Koirala, que estava marcada para esta sexta-feira, teve que ser adiada devido a problemas de saúde, informaram os meios locais.

Koirala, 84, não pôde assumir seu cargo às 11h30 (5h45 no horário de Brasília) no Palácio Real, como estava previsto, devido a uma bronquite, segundo a sua família e fontes de seu partido, o Congresso Nepalês.

"Os médicos dizem que ele está se recuperando bem, mas a cerimônia de posse foi adiada", disse o porta-voz, Krishna Prasad Sitaula. "Ele não poderá assistir à sessão do Parlamento nesta sexta-feira", acrescentou.

O primeiro-ministro nepalês sofre problemas respiratórios e passou esta quinta-feira (27) com um bujão de oxigênio. Ele também recebeu soro por via intravenosa. Segundo a família, o seu estado de saúde melhorou e Koirala poderia tomar posse ainda esta tarde.

Devido à doença, Koirala não pôde participar da reunião do Comitê Parlamentar que o nomeou oficialmente como primeiro-ministro, ontem (27). Também não foi ao ato público, em Katmandu, que comemorou o restabelecimento da democracia e o fim do poder absoluto do rei Gyanendra.

Koirala, que ocupa pela quarta vez o cargo de primeiro-ministro, deverá enfrentar o desafio de iniciar uma chefia de governo de transição. Um de seus objetivos é convocar eleições para uma Assembléia Constituinte que delimite o papel da monarquia no pequeno reino asiático.

Ontem, o rei Gyanendra nomeou Koirala primeiro-ministro. Na segunda-feira (24), havia anunciado o restabelecimento do Parlamento nepalês, que ele havia dissolvido em 2002.

A decisão cedeu a 19 dias de greve geral e violentos protestos, exigindo o restabelecimento da democracia. A repressão policial causou 15 mortes e deixou cinco mil feridos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nepal
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página