Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2006 - 01h22

Humala critica Alan García e lamenta polêmica com Hugo Chávez

Publicidade

da Efe, em Lima

O candidato nacionalista peruano Ollanta Humala criticou neste sábado o seu rival Alan García pela polêmica com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e considerou "lamentável" a troca de insultos entre os dois.

"Não é o comportamento que se espera de um candidato. Acho errado usar essas palavras", disse Humala, em uma entrevista em Lima.

O presidente venezuelano afirmou hoje que Alan García é um "canalha, gatuno e ladrão". García, presidente peruano entre 1985 e 1990, respondeu chamando Chávez de "primitivo".

Enquanto Chávez ameaçava tirar seu embaixador de Lima caso García seja eleito, o candidato reagia chamando para um debate pela TV, "sobre o modelo econômico da Venezuela e o que ele faria se parasse de vender petróleo aos Estados Unidos".

Humala lamentou os adjetivos, mas acrescentou que não pode criticar Chávez porque não é o presidente do Peru. "Não sou eu que devo responder e criticar Chávez, porque não sou presidente do meu país, e nem García, que deveria manter a calma", disse.

O atual presidente do Peru Alejandro Toledo reagiu às declarações de Chávez, dizendo que não vai permitir que o venezuelano "volte a se intrometer na política" interna peruana.

Toledo informou que enviou "uma carta de protesto" ao governo da Venezuela e à OEA (Organização dos Estados Americanos).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições no Peru
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página