Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2006 - 15h41

García diz que Chávez tem "dupla moral" e insultou o Peru

Publicidade

da Efe, em Lima

O candidato presidencial peruano Alan García afirmou neste domingo que o governante da Venezuela, Hugo Chávez, tem "dupla moral" e insultou o povo do Peru ao intervir em sua política interna.

García disse aos jornalistas que Chávez ofendeu os peruanos ao insultar o governante Alejandro Toledo "com adjetivos de caráter zoológico, que são a única coisa que está no cérebro de quem os pronuncia".

No sábado, o Peru ordenou o retorno a Lima de seu embaixador na Venezuela, Carlos Urrutia, depois que Chávez afirmou que Toledo e García são "jacarés do mesmo poço", em meio a uma polêmica por causa da "intromissão" do líder venezuelano nas eleições peruanas.

"Eu defendo a soberania do Peru e o direito dos peruanos de que ninguém dê lições, e muito menos que queira chantagear ou subornar, dizendo que se votarem em um candidato emprestará US$ 100 milhões", disse García.

O candidato se referiu, dessa forma, ao aberto apoio de Chávez ao candidato nacionalista Ollanta Humala, que disputará o segundo turno com García em 28 de maio.

García opinou que Chávez é "uma pessoa que não controla suas emoções e seus apetites políticos", e disse que o governante se incomodou com ele, porque mostrou "que tem dupla moral".

O candidato criticou que Chávez se oponha aos tratados de livre comércio assinados por Peru e Colômbia com os Estados Unidos, enquanto a Venezuela vende grandes quantidades de petróleo aos americanos.

García também negou ter sido o responsável por iniciar a polêmica, ao ter dito na quinta-feira passada que Chávez era "sem-vergonha", e lembrou que este "se intromete na política peruana há muito tempo". "Eu não disse que a Venezuela, apesar de ter cerca de US$ 70 bilhões ao ano, tem uma pobreza talvez maior que a do Peru", disse.

O candidato afirmou que os peruanos não podem ficar "inertes e inalterados diante de um intrometido", e sustentou que o dia que não se respeitar o princípio da não-intervenção entre os povos se cairá "no hitlerismo". Ele acrescentou que, se vencer as eleições peruanas, espera que as relações com a Venezuela sigam seu curso normal.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Alan García
  • Leia o que já foi publicado sobre Hugo Chávez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página