Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2006 - 08h08

Berlusconi deve apresentar renúncia ao presidente na Itália

Publicidade

da Efe, em Roma

O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, vai presidir nesta terça-feira o seu último conselho de ministros e depois vai ao palácio do Quirinale para pôr seu cargo à disposição do presidente, Carlo Azeglio Ciampi, reconhecendo a derrota nas eleições gerais.

31.mar.2006/Reuters
Silvio Berlusconi, que deve apresentar renúncia na Itália
A renúncia de Berlusconi é o primeiro passo para a formação do novo governo sob a liderança de Romano Prodi, que venceu as eleições de 9 e 10 de abril à frente da coalizão de centro-esquerda "União".

A reunião do conselho de ministros estava prevista para começar às 12h30 (7h30 de Brasília). Em seguida, Berlusconi deveria apresentar sua renúncia ao presidente da República.

No Parlamento, os grupos parlamentares deverão ser formados hoje. Nesta quarta-feira, serão eleitos os seus presidentes. Em seguida, Ciampi deverá abrir as consultas para a formação do novo governo.

A imprensa italiana prevê que no fim desta semana o gabinete tome posse. No entanto, a mudança pode demorar bem mais. O mandato do presidente vai até 18 de maio. Portanto, ele pode decidir que o seu sucessor é quem deve iniciar o processo.

Prodi continua as negociações com os membros de sua coalizão para definir o governo. Ele disse que seu dever é "estar preparado" para quando o presidente lhe der o encargo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Silvio Berlusconi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página