Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/05/2006 - 19h10

Governo da Alemanha poderá distribuir heroína para dependentes

Publicidade

da Ansa, em Berlim

Os usuários de heroína que apresentam estado mais grave de dependência poderão em breve receber a droga do governo da Alemanha junto com a prescrição médica.

A medida depende ainda da aprovação pelo Parlamento alemão de uma lei que foi defendida abertamente nesta terça-feira pela coordenadora nacional para combate às drogas, Sabine Baetzing, membro do SPD (Partido Social-Democrata).

"Estou convencida de que, até o meio do ano, poderemos preparar o texto da lei e aprová-la pelo Parlamento até o final do ano", afirmou Baetzing.

Apoiada fortemente por especialistas em dependência de tóxicos, a proposta ainda causa perplexidade entre os conservadores da União Democrata-Cristã (CDU), com a qual o SPD forma o atual governo da grande coalizão liderada pela chanceler Angela Merkel.

Cerca de um terço dos viciados em heroína não reagem mais à substância metadona, utilizada no tratamento destes casos para aliviar a síndrome de abstinência, afirmou Rolf Huellinghorst, especialista do Centro Alemão para Dependências Químicas, ao jornal "Tagesspiegel", em uma entrevista que será publicada amanhã.

Uma parte destas pessoas poderia ser ajudada com o fornecimento controlado de heroína durante a terapia.

O relatório anual do governo sobre os tóxico-dependentes da Alemanha deve ser divulgado amanhã.

O número de mortos pelo uso de drogas tem diminuído continuamente no país europeu nos últimos anos. No relatório de 2005, o índice foi o mais baixo desde 1989. No entanto, o que tem provocado maiores preocupações, segundo Baetzing, é o aumento do consumo de maconha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre consumo de drogas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página