Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/05/2006 - 15h05

Forte terremoto assusta região do Pacífico

Publicidade

da Folha Online

Um forte terremoto de 7,8 graus na escala Richter atingiu Tonga nesta quarta-feira, região do Pacífico, fazendo com que autoridades americanas alertassem para o risco da formação de um tsunami [onda gigante] em Fiji e Nova Zelândia.


Segundo a Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), o alerta --que incluía toda a área do Pacífico, com exceção do Alasca e dos Estados de Washington, Oregon e Califórnia (EUA) e Colúmbia Britânica (Canadá)-- já foi cancelado.

Tonga -- um arquipélago localizado no oceano Pacífico, ao leste da Austrália e a cerca de 1.800 km ao norte da Nova Zelândia-- concentra cerca de 110 mil habitantes. O epicentro do terremoto se localizou 155 quilômetros ao sul de Neiafu, em Tonga, a uma profundidade de 16,1 quilômetros.

Segundo um policial de Tonga, citado pela rede de Tv britânica Sky, o terremoto foi o mais forte dos últimos 20 anos, mas que não há relato imediato de estragos. De acordo com ele, a eletricidade foi cortada por um breve período de tempo, e se normalizou em seguida.

Uma testemunha disse à Sky que o tremor foi sentido em várias ilhas da região. Um morador de Tonga disse que o terremoto foi sentido por ao menos 30 segundos.

Tragédia

Em dezembro de 2004, um terremoto de nove graus na escala Richter que atingiu o sul da Ásia --cujo epicentro foi a ilha de Sumatra-- causou a formação de um um tsunami que matou mais de 220 mil pessoas e se transformou em uma das mais devastadoras catástrofes naturais da história.

A Indonésia, a Tailândia, a Índia e o Sri Lanka foram os países mais afetados pela tragédia.

No último dia 21, um forte terremoto, com magnitude entre 7,7 e 7,9 graus na escala Richter, causou graves danos a povoados na península de Kamchatka, extremo nordeste da Rússia.

O distrito de Koryakia, ao norte de Kamchatka, tem cinco cidades e 25 vilarejos, onde vivem cerca de 30 mil pessoas, uma das menos povoadas da Rússia. Ocorreram ainda ao menos dez réplicas [nome dado para tremores secundários, geralmente de intensidade menor] do terremoto, uma delas de 6,2 graus na escala Richter.

Com agências internacionais

Especial
  • Veja região do Pacífico atingida por forte terremoto
  • Leia o que já foi publicado sobre tsunamis
  • Leia o que já foi publicado sobre terremotos
  • Saiba mais sobre a escala Richter
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página