Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2006 - 20h20

Irã busca apoio de países vizinhos para programa nuclear

Publicidade

da France Presse, em Baku (Azerbaijão)

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, chegou nesta quinta-feira ao Azerbaijão para participar de uma cúpula regional, na qual tentará ganhar o apoio de países como Turquia e Paquistão para continuar defendendo seu programa nuclear.

Ahmadinejad se reunirá com seus colegas do Afeganistão, Azerbaijão, Paquistão e Turquia, todos vizinhos do Irã, à margem de um fórum econômico de dez países, informou o gabinete presidencial.

O chanceler iraniano, Manuchehr Mottaki, reiterou nesta quinta-feira a vontade de seu país de continuar seu programa nuclear, porque é um "direito essencial".

Amanhã, o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, pedirá ao presidente iraniano que chegue a um acordo com a comunidade internacional sobre seu programa nuclear, afirmou nesta quinta-feira o chanceler turco, Abdullah Gül.

A Turquia pediu várias vezes ao Irã que seja mais transparente em suas atividades no terreno nuclear, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da comunidade internacional sobre o possível desenvolvimento de um programa secreto de armamento nuclear.

Por outro lado, Gül mostrou sua satisfação com os esforços "sérios" do Irã em sua luta contra os separatistas curdos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o programa nuclear iraniano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página