Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/05/2006 - 13h13

Mais de 400 imigrantes africanos ilegais chegam às Ilhas Canárias

Publicidade

da Efe, em Santa Cruz de Tenerife

Mais de 400 imigrantes ilegais vindos da África subsaariana chegaram nos últimos três dias às Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, em uma nova onde de tentativas para entrar na Europa.

As autoridades informaram que, entre sexta-feira e sábado, 412 imigrantes ilegais chegaram ao litoral de Tenerife e de Fuerteventura, no Atlântico, a bordo de barcos de até 25 metros de comprimento.

Somente no sábado, em um intervalo de 15 horas, 259 imigrantes em situação irregular chegaram a bordo de três barcos ao porto de Los Cristianos, no município de Arona, no sul da ilha. Todos eles eram homens, que estavam acompanhados por pelo menos um menor de idade, segundo as autoridades espanholas.

Esta é a terceira maior onda de imigrantes ilegais registrada neste ano no litoral espanhol, depois de uma de 417 pessoas que chegaram ao país em 14 de março e de outra de 372 que chegaram um dia antes.

O governo central das Ilhas Canárias espera uma ordem judicial para transferir os 259 imigrantes que chegaram neste sábado para a ilha de Fuerteventura e disse que o território está desprotegido diante de uma "avalanche" que "incompreensivelmente não foi detectada a tempo". Os ilegais estão em dependências policiais.

"Nos sentimos desprotegidos diante dessa falta de controle sobre as fronteiras marítimas", afirmou hoje o porta-voz do governo, Miguel Becerra, que reiterou que o fenômeno da imigração ilegal "é um problema de Estado".

A Espanha levou à União Européia a necessidade de responder aos fluxos migratórios procedentes da África.

O país presta ajuda à Mauritânia, de onde procede uma grande maioria de imigrantes, para a construção de um centro de amparo de ilegais, onde os deportados serão alojados.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre imigração ilegal
  • Leia o que já foi publicado sobre as Ilhas Canárias
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página