Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2006 - 19h05

Novo presidente italiano prestará juramento na segunda-feira

Publicidade

da France Presse, em Roma

Giorgio Napolitano prestará juramento como novo presidente italiano na próxima segunda-feira (15), mesmo dia em que o atual chefe de Estado, Carlo Azeglio Ciampi, apresentará sua demissão, segundo um comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira.

A nota da Câmara dos Deputados informa que o Parlamento foi convocado para uma sessão conjunta com o Senado na segunda-feira às 15h GMT (12h em Brasília) para a cerimônia de juramento de Napolitano, eleito nesta quarta-feira.

O mesmo documento acrescenta que Ciampi, cujo mandato termina no dia 18 de maio, apresentará a sua demissão nesse mesmo dia.

"Após a eleição do novo chefe de Estado, o presidente da República, Carlo Azeglio Ciampi, informou ao presidente da Câmara dos Deputados e ao presidente do Senado sobre sua intenção de apresentar sua demissão no mesmo dia em que o presidente Napolitano prestará juramento", ressalta o comunicado.

O ex-comunista Napolitano, 80, foi eleito por 543 votos dos 1.009 membros votantes do Parlamento.

Sua eleição abre caminho para uma rápida posse do chefe da aliança de centro-esquerda, Romano Prodi, à frente do governo italiano, após as eleições de 9 e 10 de abril.

Uma vez que tenha prestado juramento, Napolitano promoverá as consultas políticas para designar Prodi como presidente do Conselho de Ministros, seguramente na próxima terça ou quarta-feira, no mais tardar.

Leia mais
  • Napolitano é primeiro ex-comunista a assumir Presidência na Itália

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições na Itália
  • Leia o que já foi publicado sobre Romano Prodi
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página