Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/05/2006 - 00h18

Justiça do Equador suspende direitos políticos do candidato Lucio Gutiérrez

Publicidade

da Folha Online

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Equador suspendeu por dois anos os direitos políticos do ex-presidente Lucio Gutiérrez, que pretendia participar das eleições presidenciais de outubro.

O TSE tomou a decisão, nesta quinta-feira, em razão de supostas contribuições irregulares que Gutiérrez teria recebido do México e da Tailândia durante a campanha para as eleições de 2002, quando foi eleito.

Gutiérrez se diz inocento. Além de perder os direitos políticos, ele terá foi condenado a pagar uma multa de US$ 38.924. Não cabe recurso.

Gutiérrez, que assumiu a presidência em 15 de janeiro de 2003, foi destituído em 20 de abril de 2005 em meio a uma série de revoltas populares em Quito. Após abandonar o cargo, iniciou um exílio voluntário que o levou por Brasil, EUA, Peru e Colômbia.

Ao voltar para o Equador, em outubro do ano passado, Gutiérrez foi preso por suspeita de "atentar contra a segurança do Estado" e libertado cinco meses depois. Ele anunciou sua candidatura ao sair da prisão, em fevereiro deste ano.

O ex-presidente pretendia concorrer nas eleições de outubro para "recuperar a Presidência". Ele afirma que o cargo foi tomado por seus inimigos políticos, entre eles o seu sucessor, Alfredo Palacio, que era o vice-presidente.

O juiz Marco Benavídez, membro do TSE, disse que a condenação encerra um processo aberto há um ano. Benavidez afirmou que "ficou demonstrado que ele recebeu contribuições ilícitas na campanha, além de não ter declarado" o dinheiro nas contas entregues à auditoria da despesa eleitoral. O TSE remeteu à Promotoria Geral da Nação toda a documentação do caso.

Um grupo de simpatizantes do Partido Sociedade Patriótica (PSP), liderado por Gutiérrez, concentrou-se em frente à sede do Tribunal para protestar.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Lucio Gutiérrez
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página