Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 08h10

Sobe para 37 número de mortos devido a tufão nas Filipinas

Publicidade

da Efe, em Manila

O número de mortos devido à passagem do tufão Chanchu pelas Filipinas neste final de semana subiu para 37, enquanto os de desaparecidos foi elevado para dez e o de desabrigados para 2.144, informou nesta segunda-feira o Departamento de Defesa Civil.

Segundo o porta-voz Joey Ponsal, tufão destruiu totalmente 965 casas, em cerca de 60 municípios de 17 províncias do sul de Luzon, principal região do país, e das ilhas Visaya (leste).

A maioria das vítimas viajava a bordo de um barco de passageiros que naufragou enquanto percorria o trajeto entre Luzon e Masbate (Visaya).

Uma das cidades mais afetadas é Mabini, 100 quilômetros ao sul de Manila, onde autoridades declararam estado de calamidade pública, depois de o tufão ter destruído centenas de casas.

O Chanchu causou também prejuízos à agricultura no valor de US$ 800 mil e ferimentos em 15 pessoas. A presidente filipina, Gloria Arroyo, assegurou hoje em comunicado que os preços dos alimentos básicos serão mantidos, e que o governo fornecerá assistência aos desabrigados.

O Chanchu, primeiro ciclone tropical a atingir as Filipinas neste ano, se dirige hoje em direção ao sul de Hong Kong, com ventos de 157 km/h.

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre tufões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página