Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/05/2006 - 12h20

Governo Bush faz americanos sentirem mais saudade de Clinton

Publicidade

da Efe, em Washington

Um total de 66% dos americanos sentem nostalgia da Presidência de Bill Clinton (1993-2001) e dizem que o presidente anterior foi muito melhor administrador que o atual, George W. Bush.

Em uma pesquisa do instituto Opinion Research, divulgada nesta segunda-feira pela rede de TV CNN, dois de cada três entrevistados responderam que Clinton manejou melhor a economia do país.

A divulgação desta enquete coincide com a publicação, na sexta-feira (12), de uma pesquisa do jornal "The Wall Street Journal", segundo a qual a popularidade de Bush caiu para 29%.

Os dois mandatos de Clinton coincidiram com um período de expansão econômica que se iniciou no final da gestão de seu antecessor, George Bush (1989-1993), pai do atual presidente americano, e que terminou justamente quando o democrata Clinton saía da Casa Branca, em janeiro de 2001.

A Presidência de George W. Bush foi marcada até agora por uma recessão que durou três trimestres, pelos ataques terroristas de setembro de 2001, por escândalos empresariais, pela Guerra do Iraque, pelo conflito no Afeganistão e pela alta dos preços do petróleo.

Quando Clinton saiu da Casa Branca, o governo federal tinha registrado três anos de superávit. Desde que Bush fez seu primeiro Orçamento, o governo federal aumentou o déficit a cada ano.

Dos entrevistados, 62% disseram que Clinton foi mais eficaz na solução dos problemas do cidadão comum, segundo a pesquisa anunciada pela CNN.

A pesquisa do Opinian Research indica que 56% dos entrevistados disseram que a política externa de Clinton foi melhor que a de Bush, que obteve apenas 32% de aprovação nesse item.

Embora Bush tenha feito da redução de impostos a peça central de sua política econômica, 51% têm uma opinião propícia à política fiscal de Clinton, comparados com apenas 31% que apóiam Bush.

Outros 59% dos entrevistados disseram que Bush fez mais para dividir o país, frente a 27% que têm essa opinião a respeito de Clinton, cujo maior erro político e pessoal foi sua relação com uma jovem estagiária da Casa Branca, Monica Lewinsky.

A enquete encontrou um equilíbrio mais semelhante de opiniões quando a pergunta se referiu a qual dos dois presidentes foi mais honesto: 46% disseram que Clinton foi mais honesto e 41% manifestaram a mesma opinião sobre Bush.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Bill Clinton
  • Leia o que já foi publicado sobre George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página