Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2006 - 11h07

Governo desconhece número de imigrantes ilegais no Reino Unido

Publicidade

da Ansa, em Londres
da Folha Online

O novo ministro britânico do Interior, John Reid, declarou ao Parlamento nesta quarta-feira não ter "a mínima idéia" do número de imigrantes ilegais que vivem no Reino Unido.

Em resposta, o Partido Conservador acusou o governo de "negligência". Reid disse que a situação foi herdada pelo Trabalhismo de governos conservadores passados e esclareceu que isso acontece porque muitas pessoas ilegais que chegam ao país se escondem.

AP
John Reid, ministro britânico do Interior
"A verdade é que não contamos com o número preciso de ilegais. Não sou apenas eu quem não tem esse número, mas meu antecessores, como o conservador Michael Howard também não tinha. E parte disso deve-se, com certeza, à herança de outros governos", disse.

Ontem o diretor do setor de deportações do Departamento de Imigração e Nacionalidade (Immigration and Nationality Department, IND), David Roberts, disse no Parlamento que não faz sentido perseguir pessoas que estenderam sua permanência legal, com vistos. Para o diretor, os recursos econômicos e logísticos deveriam ser destinados à luta contra aquelas empresas que contratam imigrantes ilegais.

Segundo Roberts, algumas estimativas elevam para 400 mil o número de pessoas sem permissão para permanecer no país, mas esclareceu que não possui o número exato oficial a respeito.

A situação foi chamada pelo deputado trabalhista David Winnick de "inacreditável" e uma fraude "ao sistema de controle de imigração".

Roberts explicou que o problema da imigração ilegal no Reino Unido, onde, segundo as estimativas, está em 0,7% da população do país, é muito menor em comparação com nações como os Estados Unidos, onde se estima que a imigração ilegal está entre 7% e 8% da população.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre imigrantes ilegais
  • Leia o que já foi publicado sobre o Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página