Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2006 - 14h24

Egito registra sexta morte por gripe aviária

Publicidade

da Folha Online

O Ministério da Saúde do Egito registrou nesta quinta-feira a sexta morte no país em decorrência da gripe aviária.

Zeinab Mohammed, 75, morreu hoje no hospital da Província de Minya, seis dias após ser internado, segundo o porta-voz do ministério, Abdul Rahman Shaheen.

"Ela contraiu o vírus H5N1 após ter contato com aves infectadas que ela criava em casa", afirmou Shaheen.

No mês passado, autoridades afirmaram que ao menos 13 pessoas --incluindo duas irmãs-- foram diagnosticadas com gripe aviária desde março último.

Ao menos 115 pessoas morreram em todo o mundo devido ao H5N1, muitas delas infectadas por meio de aves, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Aves migratórias disseminaram o vírus da Ásia para ao menos dez países da Europa e da África. Cientistas temem que o vírus sofra uma mutação que o torne facilmente transmissível entre humanos, o que poderia causar uma pandemia que mataria milhões em todo o mundo.

Romênia

Um foco do vírus H5N1 foi descoberto no centro da Romênia, elevando para dez o número de cidades nas quais a doença foi descoberta na semana passada, informou o Ministério da Agricultura.

Segundo o ministro Gheorghe Flutu, exames detectaram uma ave contaminada em Brasov. Testes para o vírus estão sendo realizados em outras 27 comunidades.

O último foco do vírus foi descoberto no final de semana em uma fazenda na cidade de Codlea, fazendo com que autoridades sacrificassem aves das 20 comunidades da região.

Dois homens e duas crianças da cidade foram enviadas de ambulância a um hospital de Bucareste, após apresentarem sintomas de gripe. Eles foram hospitalizados porque mantiveram contato com aves infectadas. Os resultados dos testes devem ser divulgados amanhã.

Nenhum caso humano de gripe aviária foi detectado na Romênia.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Entenda como o vírus age no corpo humano
  • Vírus da gripe aviária pode sofrer mutação e causar pandemia

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre a gripe aviária
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango
  • Leia o que já foi publicado sobre a gripe aviária
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página