Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/05/2006 - 03h02

Atentado mata 19 pessoas em Bagdá

Publicidade

da Folha Online

A explosão de uma bomba matou 19 pessoas e feriu outras 58 no bairro pobre de Al Sadr, ao leste de Bagdá. O atentado ocorre horas antes de o parlamento iraquiano anunciar a composição do primeiro governo constitucional do país desde a queda de Saddam Hussein, três anos atrás.

A bomba explodiu no meio de uma multidão de trabalhadores xiitas reunidos para procurar emprego no sábado, às 6h45 (23h45 desta sexta-feira em Brasília). A ação lembra os atentados cometidos por grupos da minoria sunita.

Testemunhas e policiais disseram que a bomba foi colocada num dos pontos onde multidões de desempregados se reúnem logo cedo em busca de ofertas de empregos por um dia - e que os atacantes conheciam antecipadamente. Pontos como este já foram atacados antes.

O Parlamento iraquiano vai apresentar neste sábado um novo governo de coalizão, com o anúncio dos nomes dos futuros titulares dos ministérios de Interior e da Defesa. O acordo para a formação de uma grande coalizão com xiitas, sunitas e curdos, que os Estados Unidos espera para conter a onda de violência que deixou o país à beira da guerra civil, põe fim a meses de incerteza política após as eleições de dezembro.

O Parlamento vai se reunir para aprovar o governo do primeiro-ministro iraquiano designado, Nouri al Maliki --um gesto visto como uma formalidade, já que a maioria dos partidos que compõe a assembléia será representada no novo gabinete.

O premiê designado, que é xiita, ficará responsável pelo Ministério do Interior, e o vice-presidente Tareq al Hashemi, que é sunita, cuidará provisoriamente da pasta da Defesa, segundo um assessor de Al Maliki.

Grupos sunitas esperam ficar com o Ministério da Defesa, que controla o Exército, enquanto os xiitas querem a pasta do Interior, que coordena a polícia.

A lista com os nomes do gabinete ou o número de cargos a serem preenchidos não foram divulgados. Al Maliki disse que divulgará os detalhes quando os parlamentares estiverem reunidos na Zona Verde, área de segurança da capital iraquiana. Ainda não está claro o que pode acontecer se algum dos indicados for rejeitado pelos congressistas.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Iraque anunciará composição do governo de coalizão neste sábado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o governo iraquiano
  • Leia cobertura completa sobre o Iraque sob tutela
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página