Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2006 - 17h52

Comissão do Senado dos EUA aprova nomeação de diretor da CIA

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Comissão de Inteligência do Senado americano aprovou nesta terça-feira a designação do general Michael Hayden, 61, como novo diretor da CIA (agência de inteligência dos EUA).

A nomeação, que deve ser definitivamente confirmada em sessão plenária antes do final desta semana, foi aprovada por 12 votos a 3.

8.mai.2006/Efe
O presidente George W. Bush (dir.) apresenta Michael Hayden como novo diretor da CIA
Durante uma audiência na semana passada, o general Hayden prometeu defender a CIA em plena crise após críticas de sua atuação ante os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Hayden substituirá Porter Goss à frente da CIA, se seu nome for confirmado.

O general Michael Hayden especializou-se em espionagem durante a Guerra Fria, antes de oferecer sua experiência em informação à luta contra o terrorismo depois do 11 de Setembro.

Atualmente, Hayden é considerado o braço direito do diretor da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês), John Negroponte, encarregado da tarefa de reformar o setor de espionagem depois dos ataques de 2001.

Na NSA --que trabalha com informação eletrônica através da decodificação de sinais eletromagnéticos, escutas telefônicas e leitura de mensagens eletrônicas--, Hayden supervisionou um programa polêmico sobre escutas extrajudiciais. Naquela época, as críticas ao programa custaram ao general um processo no Senado.

Apesar de seus seis anos na chefia da NSA e de ter sido suplente de Negroponte, que coordena o conjunto dos serviços de espionagem americanos, Hayden é antes de tudo um militar de carreira que se tornou especialista em informação.

Ele estreou na espionagem na Bulgária, atrás da Cortina de Ferro no início dos anos 80, como adido militar da embaixada dos Estados Unidos em Sofia.

Hayden nasceu no dia 17 de março de 1945 numa casa modesta de Pittsburgh, Pensilvânia. Ele entrou no Exército em 1969, depois de obter um diploma em História pela Universidade Duquesne de Pittsburgh.

Serviu na Coréia do Sul e ocupou altas funções no Pentágono.

"Mike Hayden é extremamente qualificado para este posto", declarou o presidente George W. Bush, ao anunciar sua nomeação no dia 8 de maio. "Ele demonstrou enorme capacidade de adaptar nossos serviços de informação aos novos desafios da guerra contra o terrorismo. Ele é o homem do momento para dirigir a CIA nesta fase crucial da história de nosso país", acrescentou o presidente.

No entanto, esta escolha gerou preocupação entre os parlamentares, inclusive entre a maioria republicana, devido ao apoio deste militar ao programa controverso de submeter os americanos a escutas sob o pretexto de lutar contra o terrorismo.

Leia mais
  • Novo diretor da CIA é militar que atuou na Guerra Fria
  • Análise: CIA fará outro esforço para se recompor com novo diretor

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CIA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página