Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/05/2006 - 12h37

Carro-bomba mata ao menos nove e fere 31 no Iraque

Publicidade

da Folha Online

A explosão de um carro-bomba em um mercado localizado em uma região xiita ao leste de Bagdá matou ao menos nove pessoas e feriu outras 31 nesta sexta-feira, informou a polícia local.

O atentado aconteceu na região de Nahda em um momento em que o mercado estava lotado de consumidores. Uma segunda bomba explodiu em outro mercado na região de Al Baiyaa, também em Bagdá, ferindo 13 civis, segundo a polícia.

Em outros pontos da capital, uma bomba deixada na beira de uma estrada que tinha como alvo um comboio do Exército americano feriu três iraquianos que estavam em um microônibus.

Em Kirkuk, ao norte do Iraque, outra bomba matou um policial e feriu outras quatro pessoas. Em Tikrit, soldados encontraram 14 corpos com marcas de balas --dois deles de crianças.

Nesta quinta-feira, o Ministério do Interior iraquiano anunciou um plano para restaurar a segurança em Bagdá. Segundo o presidente iraquiano, Jalal Talabani, as mudanças para melhorar a segurança devem requerer unidades unificadas de soldados e policiais.

"Estamos formando uma força para proteger Bagdá pelos melhores e mais bem-treinados membros das forças de segurança. Eles estarão sob supervisão direta do primeiro-ministro".

Segundo Talabani, a nova unidade deve utilizar apenas um uniforme, que será o da "única força autorizada em Bagdá". O objetivo é eliminar os esquadrões de morte e outros grupos armados que são confundidos com as forças de segurança.

O presidente americano, George W. Bush, e o premiê britânico, Tony Blair, previram momentos difíceis no Iraque em sua reunião nesta quinta-feira e reafirmaram a permanência da tropas no país até que o governo iraquiano possa assumir o controle da segurança.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque sob tutela
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques no Iraque
  • Leia o que já foi publicado sobre Tony Blair
  • Leia o que já foi publicado sobre George W.Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página