Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2006 - 04h25

Foguetes lançados de Gaza atingem cidade israelense

Publicidade

da Efe, em Jerusalém

Quatro foguetes rudimentares, disparados da Faixa de Gaza, caíram nesta quarta-feira na cidade israelense de Sderot, a dois quilômetros do território palestino. Não houve feridos. O grupo terrorista Jihad Islâmico assumiu a responsabilidade pelo atentado.

Segundo a imprensa israelense, um dos foguetes caiu próximo à casa do ministro da Defesa, Amir Peretz. Outro provocou a explosão de um bujão de gás e o terceiro caiu num descampado a oeste da cooperativa rural de Or Haner, também próxima a Gaza. O quarto foguete caiu numa área aberta do deserto meridional do Neguev.

Dois moradores da cidade sofreram ataques de ansiedade e foram atendidos pelos serviços de emergência.

Peretz disse ontem aos ministros do gabinete israelense que as Forças Armadas vão manter por "terra, mar e ar" as operações em Gaza para impedir o lançamento de foguetes contra solo israelense.

Militantes palestinos de Gaza dispararam centenas de foguetes contra a fronteira israelense em mais de cinco anos de luta. Israel já lançou ataques aéreas contra suspeitos dos ataques, mas não conseguiram impedir novos lançamentos.

Israel promoveu na terça-feira uma incursão no norte da Faixa de Gaza e matou pelo menos quatro milicianos da Jihad Islâmica, na primeira operação deste tipo desde a retirada dos colonos do território.

Fontes militares revelaram nesta quarta-feira que, desde que Israel se retirou da Faixa de Gaza, em 12 de setembro, 110 milicianos palestinos morreram, supostamente em operações militares israelenses.

Além disso, dez comandos que lançavam foguetes contra Israel foram eliminados, segundo fontes militares. A estimativa é de que mais dez continuem em atividade.

Especial
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  • Leia o que já foi publicado sobre incursões israelenses em Gaza e Cisjordânia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página