Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2006 - 20h15

OEA lamenta clima de confrontação na campanha eleitoral peruana

Publicidade

da France Presse, em Lima

A Organização dos Estados Americanos (OEA) lamentou nesta quinta-feira o clima de confrontação na campanha eleitoral peruana e advertiu contra a intromissão externa na votação do próximo domingo.

O chefe da Missão de Observadores da OEA, o ex-chanceler canadense Lloyd Axwhorty, concedeu uma entrevista coletiva para relatar o "clima de crescente confrontação" diante do segundo turno das eleições, entre o ex-presidente Alan García, do Partido Aprista, e o nacionalista Ollanta Humala, da União pelo Peru.

Axwhorty citou "a polêmica desatada em razão de declarações sobre o processo eleitoral produzidas no exterior", em clara referência ao apoio do presidente venezuelano, Hugo Chávez, ao ex-comandante Humala.

"Estas declarações são contrárias às regras da OEA e poderão ser levadas à Assembléia Geral."

"Para este clima também contribuíram os atos violentos produzidos entre militantes e simpatizantes dos dois candidatos e outros atores envolvidos no processo", disse Axwhorty.

O segundo turno das eleições peruanas será realizado no próximo domingo, e Alan García aparece com vantagem nas pesquisas.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições peruanas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página