Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/06/2006 - 15h49

Primeiro-ministro diz que Israel vai impedir catástrofe humanitária em Gaza

Publicidade

da France Presse, em Sharm El-Sheik (Egito)

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, afirmou neste domingo que Israel vai adotar "todas as medidas necessárias para impedir uma catástrofe humanitária na Faixa de Gaza". Olmert falou sobre o assunto durante entrevista à imprensa junto com o presidente do Egito, Hosni Mubarak.

Segundo Olmert, Israel não "vai impor nenhum obstáculo para garantir a chegada de ajuda humanitária procedente do Egito". Ele também expressou "profundo pesar" em relação ao incidente ocorrido na fronteira com o Egito, no qual dois policiais egípcios morreram, vítimas de tiros disparados por soldados israelenses. De acordo com informações da agência estatal egípcia Mena, os policiais morreram no lado egípcio da fronteira, enquanto o exército israelense afirma que haviam invadido quase 200 metros do território de Israel. Olmert acrescentou que dará início a uma investigação sobre o assunto, com uma equipe mista.

Esse foi o primeiro encontro de Olmert e Mubarak desde que o primeiro-ministro israelense assumiu o cargo, depois da vitória nas eleições legislativas de 28 de março.
Uma reunião de cúpula realizada em Sharm el-Sheikh teve a participação, em fevereiro de 2005, de Mubarak, do ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon e do líder palestino Mahmud Abbas.

Leia mais
  • Exército de Israel mata 2 policiais egípcios perto da fronteira

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ehud Olmert
  • Leia o que já foi publicado sobre Hosni Mubarak
  • Leia cobertura completa sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página