Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 16h18

Milhares vão às urnas nos EUA em eleições regionais

Publicidade

da Efe, em Washington

Milhares de americanos irão às urnas nesta terça-feira em oito Estados do país para participar de eleições regionais que servirão de ante-sala para o pleito legislativo de novembro.

A luta contra a corrupção, as políticas tributárias e até a imigração ilegal são alguns dos assuntos que estarão sendo colocados em xeque nas cédulas das primárias em Califórnia, Montana, Alabama, Iowa, Nova Jersey, Novo México, New Hampshire e Dakota do Sul.

Em grande parte do pleito, os eleitores elegerão os candidatos --tanto democratas como republicanos-- que se enfrentarão em busca de várias cadeiras estaduais e federais no próximo dia 7 de novembro.

AP
Eleitora vota em Los Angeles; americanos vão às urnas em oito Estados em pleito regional
Na Califórnia, os eleitores vão às urnas para definir uma série de cargos estaduais, entre eles o de secretário de finanças.

Os californianos também terão de escolher o substituto do ex-representante republicano Randy "Duke" Cunningham, que foi condenado à prisão por um famoso caso de corrupção.

Além disso, elegerão o candidato democrata para governador do Estado, que disputará o posto com Schwarzenegger em novembro próximo.

A chamada Proposta 82, que autoriza mais impostos aos ricos para financiar programas pré-escolares para todas as crianças no estado, começou com muita força, mas perdeu adeptos com o passar do tempo.

Corrupção

Em Montana, os eleitores decidirão se a próxima cadeira no Senado ficará em mãos republicanas ou passará para o candidato democrata que acabar eleito hoje.

Nesse Estado, o senador republicano Conrad Burns, que foi vinculado ao ex-angariador de fundos Jack Abramoff --condenado por corrupção e suborno entre políticos--, é um dos legisladores mais vulneráveis para perder sua cadeira em novembro próximo.

No Alabama, o governador republicano Bob Riley tentará defender seu cargo, depois de sua política tributária ter criado inimigos dentro de seu próprio partido e mobilizado a oposição democrata, que tenta ganhar esse posto nas eleições de novembro.

As políticas sociais, assim como a luta do governo do Alabama contra os imigrantes ilegais, são temas que monopolizam a atenção nessa disputa regional.

Os eleitores de Iowa também definem nesta terça-feira o candidato democrata, entre quatro postulantes, para concorrer com o republicano Jim Nussle para o governo do Estado.

Enquanto isso, em Nova Jersey, o republicano Tom Kean lidera as pesquisas para disputar a cadeira no Senado ocupada agora por Robert Menéndez, do Partido Democrata.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Arnold Schwarzenegger
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições nos EUA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página