Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/06/2006 - 20h21

Israel ataca campo de extremistas palestinos em Gaza

Publicidade

da Folha Online

Um avião israelense realizou disparos na noite desta terça-feira contra um campo de treinamento montado em Gaza pelos Comitês de Resistência Popular, um grupo armado palestino, informaram fontes da segurança palestina e do Exército de Israel.

Uma porta-voz militar israelense afirmou que o ataque aéreo tinha como alvo um prédio utilizado pelos Comitês de Resistência Popular para produzir e armazenar foguetes.

Uma fonte ligada aos Comitês declarou que os militantes conseguiram escapar do local antes que os mísseis israelenses fossem disparados. De acordo com a fonte, o local era usado como campo de treinamento, e não como base de lançamento de foguetes.

Não há informações sobre vítimas da ofensiva israelense em Gaza.

Na segunda-feira, dois membros dos Comitês da Resistência Popular foram mortos e três feridos em um ataque aéreo israelense contra um veículo em Jabaliya, no norte da faixa de Gaza.

Os Comitês da Resistência Popular reivindicam com freqüência disparos de foguetes artesanais realizados contra Israel a partir do território palestino.

Menos de uma hora depois do primeiro ataque, Israel lançou um míssil em uma rua no norte de Gaza, segundo testemunhas. Ninguém ficou ferido na ação.

As testemunhas informaram que o alvo desta segunda ação era uma suposta área de lançamento de foguetes utilizada por extremistas palestinos.

Mais tarde, durante a madrugada de quarta-feira (noite de terça-feira no Brasil), aeronaves israelenses dispararam mais três mísseis em campos vazios da região, de acordo com moradores do local.

Nesta terça-feira, o chefe do Serviço de Segurança e Inteligência de Israel (Shabak), Yuval Diskin, acusou a organização extremista libanesa Hizbollah de ter enviado US$ 20 milhões durante os últimos meses a facções palestinas na Cisjordânia.

Segundo o chefe do Shabak, entre as organizações beneficiadas pelo repasse destes recursos estão o movimento extremista palestino Hamas e o grupo radical Jihad Islâmico.

Diskin disse que o Hizbollah --que recebe apoio sírio e iraniano-- pressiona estas facções para que realizem ataques contra Israel.

Diskin fez a acusação ao Comitê Parlamentar israelense para Relações Exteriores e Segurança, em declarações que foram divulgadas pela rádio pública israelense.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre ataques em Gaza
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página