Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/10/2000 - 09h46

Manifestantes em Belgrado pedem a renúncia de Milosevic

Publicidade

das agências internacionais
em Belgrado (Iugoslávia)

Cerca de 300 mil manifestantes estão concentrados hoje diante do Parlamento Federal de Belgrado (capital da Iugoslávia), para protestar contra a permanência do atual presidente do país, Slobodan Milosevic, e tentar forçar sua saída.

Efetivos da polícia de choque tentavam impedir o acesso dos manifestantes ao local, mas não tiveram sucesso. Pouco antes, os policiais lançaram gases lacrimogêneos para dispersar um primeiro grupo de alguns milhares de manifestantes que chegavam para o protesto.

Simpatizantes da oposição devem chegar a Belgrado vindos de Vranje, Leskovac, Subotica, Nis, Kikinda, Zrenjanin, Pancevo, Uzice, Cacak, Loznica, Sabac - cidades onde aconteceram intensos protestos contra o resultado oficial da eleição presidencial realizada no último dia 24 de setembro.

A manifestação de hoje deve ser o ponto alto da campanha de desobediência civil, iniciada na Sérvia na última segunda-feira (2), para pedir a recontagem de votos e pressionar Milosevic a renunciar. Desde então, um número cada vez maior de trabalhadores adere a greves e bloqueios.

A comissão eleitoral iugoslava, um órgão ligado ao governo, afirmou que Vojislav Kostunica, o candidato da oposição, não havia conseguido 50% mais um dos votos para evitar um segundo turno, marcado para o próximo domingo (8). A oposição acusou as autoridades de fraude e afirmou que não participaria dessa nova rodada eleitoral.

Em uma decisão inesperada, a corte federal constitucional anulou a eleição do dia 24 de setembro. A corte disse que iria explicar ainda hoje a amplitude de sua decisão. Os oposicionistas, porém, disseram que continuarão com o protesto.


Leia mais notícias internacionais na Folha Online
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página