Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2006 - 10h12

Tempestade tropical Alberto deixa região da Flórida sob alerta

Publicidade

da Folha Online

Meteorologistas divulgaram um alerta de tempestade para a costa oeste da Flórida nesta segunda-feira depois que a tempestade tropical Alberto --a primeira da temporada de furacões de 2006 do Atlântico-- trouxe possibilidade de chuvas fortes para o Estado.

Nesta segunda-feira, a tempestade estava localizada 390 km ao sudoeste de Apalachicola, no noroeste da Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Efe
Imagem de satélite mostra tempestade tropical Alberto, que pode se tornar furacão em 24 horas
Alberto, que causou chuvas fortes em Cuba neste domingo, deve levar temporais à Flórida nesta terça-feira, e atravessar o Estado antes de chegar ao oceano Atlântico. Segundo as previsões, devem haver chuvas fortes nos Estados da Flórida e da Georgia.

Embora não deva se transformar em furacão, Alberto marca o início da nova temporada. A costa do Golfo americana ainda se recupera dos estragos causados, em 2005, pelo furacão Katrina --um dos mais devastadores desastres naturais da história dos Estados Unidos.

Os ventos máximos causados por Alberto já chegam a 85 km/h e podem ganhar força ao longo do dia, segundo o NHC. Meteorologistas prevêem que a tempestade, que se move para o norte-nordeste a 8 km/h, pode se mover para o norte em 24 horas.

Um alerta de tempestade tropical foi divulgado, o que significa que condições de tempestade devem ocorrer em um prazo de 24 horas de Apalachicola, na costa da Flórida, a Englewood, ao sul de Tampa.

Alberto --que se formou neste domingo na região de Cuba-- causou a retirada de cerca de 26 mil pessoas foram retiradas da Província de Pinar do Rio. Houve inundações, mas não há registro de vítimas nem danos significativos à agricultura ou a casas da região de Cuba.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Saiba mais sobre os tipos de ventos e tempestades
  • Furacões têm cinco categorias de força e destruição

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre os furacões nos EUA
  • Veja como se forma um furacão
  • Leia o que já foi publicado sobre furacões
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página